Quarta-feira, 12/06/2024, 14:39

Amor que supera desafios: casal de namorados autistas divide sonhos e conquistas

Gabriel e Manuela estão juntos há seis anos e se conheceram em uma escola de educação especial, em Presidente Prudente (SP).

Por: Nathalia Salvato, Portal CBN Prudente
Gabriel e Manuela se conhecem há 10 anos, mas se apaixonaram há seis |

Gabriel e Manuela se conhecem há 10 anos, mas se apaixonaram há seis | Foto: Arquivo pessoal

Gabriel Dolfini, de 29 anos, e Manuela Miranda, de 22, se conheceram em 2014, quando ambos frequentavam a Escola de Educação Especial Lumen Et Fides, em Presidente Prudente (SP). Os dois possuem o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), mas a condição não os impediu de se apaixonarem e começarem um romance há seis anos, em 2018.

O casal estudava na mesma sala, e antes de existir um romance, eles eram amigos. Segundo Gabriel, a educação, o carinho e as brincadeiras dela o chamaram atenção, mas foi a jovem quem demonstrou interesse primeiro. 

“Ela perguntou três vezes se eu aceitava namorar com ela. No começo, não imaginei que fosse ser o que é hoje”, conta o rapaz com exclusividade ao Portal CBN Prudente.

Gabriel e Manuela no início do relacionamento, em 2018 | Foto: Arquivo pessoal

Ele aceitou no terceiro pedido e detalha que desde o início, o relacionamento foi baseado em respeito, tanto que brigas nunca fizeram parte dos encontros do casal. Os dois se unem com vários gostos em comum, e as brincadeiras estão presentes frequentemente. 

“Gostamos de filmes, trocamos apelidos, brincamos o tempo todo, gostamos das mesmas comidas, e até falamos a mesma coisa juntos às vezes”, lembra o rapaz.

Gabriel gosta de desenhar e sonha em ser reconhecido como artista visual, portanto, desde cedo a arte o acompanha. Inclusive, alguns desenhos já foram presentes dados à amada durante o relacionamento. Talento que, segundo Manuela, atraiu seu interesse no início.

“O talento dele, a arte e o desenho me chamaram atenção. E eu o achei bonito”, conta a jovem.

Um dos desenhos que Gabriel deu de presente à Manuela durante o namoro | Foto: Arquivo pessoal

Após seis anos de companheirismo, Manuela consegue descrever com assertividade o que mais gosta no namorado. 

“Gosto como ele é romântico, como é carinhoso, como ele faz me sentir uma garota especial, como ele me ama e como ele é educado”, descreve.

Ela ainda conta como Gabriel agregou em sua vida nesse tempo, ensinando-a algumas técnicas de desenho e mudando perspectivas sobre relacionamentos.

“Ele me ensinou a desenhar, me ensinou a não ter ciúmes e a amar de verdade”, afirma.

Hoje, Gabriel não frequenta mais a escola onde se conheceram, entretanto, os dois se veem todos os sábados e vão à mesma igreja aos finais de semana. Ambos compartilham sonhos sobre o futuro, os quais refletem o desejo de dividir ainda muitos momentos juntos.

“Ela sonha muito em ter uma casa, ter animais dentro de casa, viajar para a Europa, ser feliz. É muita coisa que esperamos conquistar, queremos ser felizes e ter a nossa própria casa. As pessoas não param de perguntar sobre casamento, mas a mãe dela diz que ela está nova ainda”, conta Gabriel.

Manuela confirma o que o companheiro diz acerca das expectativas sobre o futuro, afirmando sonhar em ter uma casa própria e em serem felizes como um casal.

Casal se vê aos sábados e frequenta a mesma igreja | Foto: Arquivo pessoal

Família 

Célia Dolfini, mãe de Gabriel, conta que não houve grande preocupação no começo do namoro do filho, pois soube da história deles e conheceu a família da jovem logo depois.

“É uma coisa gostosa, é um namoro leve. A família da Manuela aceitou o Gabriel como um filho. A preocupação foi normal, eles sempre se deram muito bem”, diz Célia.

Pais de Manuela ao lado de Gabriel e mãe do rapaz ao lado de Manuela | Foto: Arquivo pessoal

Já a mãe de Manuela, Michela Miranda, admite que houve preocupações no início do relacionamento, mas parte delas foram superadas com o tempo. Hoje, Michela afirma que admira o companheirismo do casal, e acredita que a forma como se relacionam deve ser uma inspiração para outras pessoas.

“É muito bonito o relacionamento deles, acho que serve de exemplo para muita gente. Eles se preocupam, se entendem, se respeitam muito. Eles se preocupam em não magoar o outro, é um amor bem sincero e puro”, conclui a mãe da jovem.

Casal sonha em dividir ainda muitos momentos juntos no futuro | Foto: Arquivo pessoal

CBN Presidente Prudente

 

Carregando