Sexta-feira, 18/10/2024, 12:32

Vinhos da Patagônia: aromáticos e refinados

Os primeiros vinhos produzidos foram para Bueno Aires.

Por: CBN Prudente
Vinhedos da Patagônia |

Vinhedos da Patagônia | Foto: Freepik

A atividade vitivinícola na região do Rio Negro, na Patagônia, na Argentina teve início no final do século dezenove com o desenvolvimento dos canais de rega que forma construídos para aproveitar as águas de degelo que descendem das montanhas e alimentam o rio que dá nome à província. 

Com a criação do sistema de irrigação que continua vigente, nasceu um oásis no meio do deserto patagônico destinado ao cultivo de frutas, principalmente peras e maçãs, além das videiras.

Um dos engenheiros responsáveis pela obra que transformou o Alto Valle de Rio Negro na primeira região vitivinícola da Patagônia se encontrava o engenheiro Humberto Canale, que em 1909 inaugurou sua vinícola em General Roca.

A partir daí numerosos produtores seguiram os passos de Canale, que importou cepas francesas para desenvolver os seus vinhedos. 

E através da estrada de ferro, os primeiros vinhos produzidos naquela região chegaram a Buenos Aires e assim a região viu a expansão de sua superfície de vinhedos.

No Papo de vinho o especialista em vinhos José Eduardo D’Arce, falu mais detalhes sobre essa região e dos vinhos produzidos por lá no CBN Fronteira 1ª Edição.

Especialista em vinhos José Eduardo D'Arce | Foto: Marcos Fiorentino/Portal CBN Prudente

"A Patagônia é uma região vinícola considerada nova dentro do contexto assim, não é uma região muito antiga mas é uma região que produz excelentes vinhos, são vinhos muito bem feitos e é uma região também que ela tem uma característica totalmente diferente do que, o norte da Argentina chega á três mil metros de altura do nível do mar,  já a Patagônia chega a 600 metros de altura ao nível do mar a Argentina tem mais ou menos uns 1.550 quilômetros de vinhedos beirando a cordilheira e a Patagônia não. A Patagônia já está um pouquinho afastada dentro desses mil e quinhentos quilômetros a Patagônia está um pouquinho afastada  da cordilheira então, começa já a muda o perfil dela  com relação as outras porque, pela altitude, ela afastada um pouco da cordilheira ela já tem uma diferença na produção. A Patagônia produz muito bem vinho tinto, cerca de 70%, 80%, são vinho tinto, e tem um pouquinho de Rosé e tem uma parte de vinhos brancos que são produzidos. A Patagônia tem uma culinária muito rústica que eles falam é uma região  ganadeira, uma região de pecuária e agricultura, e lá aqueles assados mais rústicos o Francis Mallmann mesmo é um Parrileiro argentino muito conhecido mundialmente, inclusive ele tem dois belos restaurantes na Argentina ele trás muito essas características dessa região, então os assados aqueles assados bem rústicos, aquelas costelas de chão, cordeiro de chão é uma culinária que predomina lá e há uma particularidade, também é o seguinte, a Patagônia chove muito, muito pouco, é 200 milímetros por ano então é assim, qualquer região nossa aqui pode chover isso em uma semana, dois dias, três dias, então ela é uma região muito seca, disse" José Eduardo D'Arce.

Confira a entrevista completa no vídeo abaixo:

CBN Presidente Prudente

 

Carregando