Sexta-feira, 26/07/2024, 10:56

Papo de Vinho: Qual a diferença de um vinho blend ou assemblage

São definições que indicam a quantidade de uvas presente na composição do vinho.

Por: CBN Prudente
vinho blend, é feito a partir da combinação de duas ou mais variedades de uva diferentes |

vinho blend, é feito a partir da combinação de duas ou mais variedades de uva diferentes | Foto: Grand Cru/Divulgação

No Papo de Vinho desta sexta-feira, o especialista José Eduardo, vai explicar no CBN Fronteira 1ª Edição quais as diferenças entre um vinho blend e um assemblage, ou vinho varietal e de corte, que são definições que indicam a quantidade de uvas presente na composição do vinho.

Vinho varietal é feito a partir de uma única variedade de uva. Já o vinho de corte, também conhecido como vinho blend, é feito a partir da combinação de duas ou mais variedades de uva diferentes.

O varietal é um tipo de vinho elaborado apenas com uma única variedade de uva, por isso, também é chamado de monocasta ou monovarietal. Para ser classificado como varietal, o vinho precisa ter predominância de determinada uva. No Brasil, para o vinho ser considerado varietal, deve conter, ao menos, 75% de uma única variedade. Os outros 25% não precisam ser discriminados no rótulo. 

José Eduardo especialista em vinhos | Foto: Marcos Fiorentino/Portal CBN Prudente

"Quando você ouvir esse vinho é um blend ou quando escutar que é um assemblange, traduzindo para o nosso Brasil, é o vinho que é feito com uma uva ou mais uvas, são os vinhos de corte, para ter uma noção do que é um vinho de corte ou blend a gente começa falando dos vinhos varietais que é o vinho feito de uma uva só ou monocata que tratamos também com esse nome. E tem uma coisa interessante nos varietais que também podem ter uma mistura de outras uvas que aí a pessoa fala, que o vinho virou um blend, não é que ele virou um blend, dependendo do país ela permite que o vinho seja varietal, dependendo do país, ele tem que compor 75% daquela uva, por exemplo estou fazendo um Cabernet Sauvignon, ele terá que ter 75% dessa uva e o restante posso colocar uma outra uva para fazer qualquer acerto que eu acho que preciso como por exemplo para dar um pouco mais de acidez  para esse Cabernet ou coisa do tipo mas, mesmo assim ele vai ser um vinho que vai carregar no rótulo principalmente no vinho", disse José Eduardo.   

CBN Presidente Prudente

 

Carregando