Quarta-feira, 10/07/2024, 11:51

Casos de doenças respiratórias crescem no inverno

Temperaturas mais baixas ressecam vias aéreas superiores, nariz, garganta e olhos.

Por: CBN Prudente
Temperatura mais baixa resseca as vias aéreas superiores |

Temperatura mais baixa resseca as vias aéreas superiores | Foto: Arquivo/TV Fronteira

No período do inverno, temos um aumento considerável nas crises alérgicas que fazem subir a procura por atendimento médico.

Durante o período de temperaturas mais baixas do ano, as doenças respiratórias são frequentes, incluindo as que podem ter causas alérgicas, como asma, rinite e sinusite. 

O médico infectologista André Pirajá, em entrevista ao CBN Fronteira 1ª Edição, reforçou os cuidados e precauções que as pessoas devem ter para não contrair doenças nesta época.

"A temperatura mais baixa resseca as vias aéreas superiores, nariz, garganta e olhos, isso favorece o processo inflamatório, que são os quadros alérgicos. Aliado a isso tem aquela jaqueta de um ano atrás que deixamos guardada no armário e tem ali muitos ácaros e fungos, que são seres microscópicos que nós não vemos e em uma grande quantidade e que acabam desencadeando os processos alérgicos e quando não tratados abrem a porta para quadros infecciosos virais bacterianos. Se há um processo inflamatório, ele irrita, vamos explicar, quando éramos crianças e colocávamos os pés descalços no chão, nossas avós diziam que íamos ficar gripados, tomou chuva vai ficar gripado, não é isso que faz a gripe", explicou Pirajá.

Saiba mais no vídeo a seguir:

CBN Presidente Prudente

 

Carregando