Quinta-feira, 25/07/2024, 11:54

Maratonista olímpico fala de sua carreira atlética e das Olímpiadas de que participou

Paulo Roberto de Almeida Paula disputou a maratona nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro (RJ), em 2016.

Por: CBN Prudente
Maratonista olímpico Paulo Roberto de Almeida Paula |

Maratonista olímpico Paulo Roberto de Almeida Paula | Foto: Arquivo/TV Fronteira

O maratonista Paulo Roberto de Almeida Paula, que iniciou suas participações em disputas esportivas ainda adolescente, competindo nos dez mil metros, em 2007 passou para a meia-maratona, conseguindo o segundo lugar na prova disputada em São Paulo (SP) naquele mesmo ano.

Em 2011, estreou na maratona completando a prova de Amsterdã, na Holanda, em 17º lugar, com um tempo de 2h13m15s.

A partir daí, melhorou seu tempo e colocações, conseguindo um terceiro lugar na Maratona di Sant'Antônio, em Pádua, na Itália, em 2012, onde assinalou seu recorde pessoal para a prova. Este resultado lhe deu um lugar na equipe brasileira que disputou os Jogos Olímpicos de Londres, na Inglaterra, onde ficou com a oitava colocação, em 2h12m17s.

Em abril de 2013, o atleta, que nasceu em Irapuru (SP), voltou a Pádua e venceu a prova em 2h13m00s, qualificando-se para disputar o Campeonato Mundial de Atletismo.

Em Moscou 2013, ele chegou na sétima posição de mãos dadas e com o mesmo tempo de outro brasileiro, Solonei da Silva, com a marca de 2h11m40s.

Participou dos Jogos Olímpicos disputando a maratona no Rio de Janeiro (RJ), em 2016, fazendo 2h13m56s e ficando na 15ª colocação. Ele foi o melhor brasileiro nessa prova.

Paulo Roberto falou com exclusividade com os entrevistadores Vinicius Garcia e Gesner Dias, no Esporte CBN Fronteira.

"Estou morando em Portugal desde 2012, estou de férias e não fui para esta Olimpíada por poucos pontos. Estou com expectativa com os Jogos Olímpicos que começam nesta sexta-feira (26). Participar de uma Olímpiada é o ápice para um atleta, é como um jogador de futebol ser convocado para a seleção, e, para nós e praticantes de outros esportes, chegar nas Olímpiadas é o topo, ali representa que chegamos no máximo do esporte. Para mim, foi um privilégio estar defendendo a bandeira do Brasil, para quem saiu do município de Irapuru, onde eu não tinha muito contato com a corrida e eu me tornar um atleta olímpico de três Olímpiadas. Isso é muito gratificante para mim e para a região da Alta Paulista. Nesse momento, na prova da maratona, nós teríamos o único atleta que seria  o Danielzinho dos Nascimento com a marca de 2h07m, mas há algumas semanas ele foi suspenso por ter sido pego no exame do dopping e por isso o Brasil não vai ter nenhum representante nessa modalidade", disse Paulo Roberto.

Confira a entrevista na íntegra:

CBN Presidente Prudente

 

Carregando