- >
Vento com mais de 90km/h causou estragos em Regente Feijó (SP) | Foto: Marcos Fiorentino/Portal CBN Prudente
Os danos causados pelo forte vendaval na madrugada deste domingo (2) afetaram tanto a área urbana quanto a área rural, com destaque para a região da Chácara das Paineiras, em Regente Feijó (SP).
Conforme a Prefeitura, desde as primeiras horas, equipes da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil e Secretarias de Obras e Serviços foram mobilizadas e iniciaram uma força-tarefa para amenizar os impactos.
Segundo a pasta, o foco principal tem sido a desobstrução de vias, remoção de árvores caídas e detritos, e o isolamento de áreas de risco para garantir a segurança da população.
Na área rural, a atuação permitiu desimpedir os acessos e prestar o primeiro atendimento aos moradores afetados.
No entanto, grande parte dos transtornos no local está relacionada aos danos na rede elétrica.
A Prefeitura informou que aguarda um posicionamento e a intervenção da concessionária Energisa Sul-Sudeste, para que sejam realizados os reparos na rede de energia.
Somente após a segurança da rede ser restabelecida, poderá iniciar uma nova e completa frente de trabalho para restaurar a normalidade e finalizar a limpeza na região com total segurança dos moradores e funcionários.
De acordo com a concessionária, as equipes trabalham intensamente na reconstrução da rede elétrica, na manhã desta segunda-feira (3), no bairro rural Chácara das Paineiras.
Os ventos de mais de 90km/h provocaram a queda de diversos postes, além de cabos que foram rompidos pela queda de árvores sobre a rede elétrica.
Ainda de acordo com a Energisa, além da complexidade dos estragos, a área rural é difícil acesso, principalmente para o trajeto de maquinários e equipamentos pesados.
Os trabalhos na localidade seguirão pelas próximas horas e a previsão é que os trabalhos sejam concluídos no decorrer do dia.
"Regente foi vitima de uma grande tragédia, começando pelo evento da medicina realizado no Aeropark, tivemos uma vitima fatal, mais de 40 feridos, temporal que promoveu ali naquele espaço uma verdadeira destruição, deixando luto, deixando as famílias abaladas, uma tragédia que aconteceu ali no Aeropark. Na cidade, uma grande destruição também, no Paço Municipal, na nossa estrutura, em nosso almoxarifado, na nossa garagem, uma grandiosa estrutura metálica completamente destruída em uma de suas laterais e na cidade que estava preparada para as festividades do Natal, na nossa decoração tradicional onde recebemos muitos visitantes em nosso município", disse o prefeito Marco Antônio Pereira da Rocha (Republicanos) em entrevista à rádio CBN Prudente.
Segundo a Agência SP, a Defesa Civil do Estado de São Paulo mobilizou seu corpo técnico especializado para auxiliar municípios atingidos pelas fortes chuvas registradas no fim de semana. Além de Regente Feijó, as cidades de Assis (SP), Américo Brasiliense (SP), Araraquara (SP) e Barretos (SP) também foram severamente afetadas, com registro de ventos que chegaram a 95km/h em algumas regiões, provocando quedas de árvores, danos estruturais e interrupção temporária de serviços essenciais.
As prefeituras dessas localidades recebem orientação direta da equipe estadual no processo de decretação de situação de emergência, instrumento necessário para acelerar ações de resposta e recuperação das áreas atingidas.
O suporte oferecido pela Defesa Civil inclui a análise dos danos, apoio na instrução documental, orientação para elaboração dos decretos municipais e acompanhamento do registro no sistema federal, permitindo que os municípios tenham acesso mais rápido a recursos e medidas emergenciais.
Segundo a Defesa Civil, o objetivo é garantir que os municípios afetados atuem com segurança jurídica e celeridade, priorizando a proteção da população e a restauração dos serviços essenciais.
“A presença do Estado ao lado dos municípios é fundamental nesse momento. Nosso corpo técnico está atuando diretamente para orientar as administrações locais, agilizar processos e assegurar que as cidades tenham acesso ao suporte necessário para reconstrução das áreas afetadas”, afirmou o coronel Henguel Ricardo Pereira, coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil.
As equipes estaduais permanecem mobilizadas e em contato permanente com as prefeituras das regiões atingidas, monitorando a evolução dos danos e oferecendo apoio técnico e logístico sempre que necessário.
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)


.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
