- >
André Pirajá foi entrevistado no Estúdio CBN Fronteira | Foto: Heloísa Lupatini/Portal CBN Prudente
Também transmitida pelos mosquitos do gênero aedes, a Chikungunya tem levantado alertas pelo mundo. No Departamento Regional de Saúde (DRS) de Presidente Prudente, foram confirmados 25 casos da doença em 2025, segundo informações da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.
Nesta quinta-feira (31), o médico infectologista, André Pirajá, esteve ao vivo no Estúdio CBN Fronteira e falou mais sobre a doença.
“A Chikungunya também é uma arbovirose. O que vem a ser arbovirose? Uma doença transmitida pelo mosquito da mesma forma que a dengue é transmitida e os sintomas são muito semelhantes. A dengue é uma doença febril, de sete dias, por volta do quinto dia tem o exantema, que é a vermelhidão que coça, porém depois do sétimo dia a pessoa normalmente melhora. A Chikungunya é um pouco diferente, ela também tem os mesmos sintomas iniciais da dengue, febre, dor articular, dor muscular, só que a dor articular é extremamente intensa, pode ocorrer conjuntivite, sem secreção e é dividida nas fases: subagudas, aguda e crônica, as dores articulares podem durar meses e são extremamente incapacitantes", orienta o médico.