Sexta-feira, 21/06/2024, 17:03

Estação mais fria pode influenciar o aumento no número de doenças cardiovasculares

Medidas de prevenção devem ser adotadas diante das baixas temperaturas, especialmente por grupos considerados de risco, como pessoas com hipertensão.

Por: CBN Prudente
Grupo de risco precisa se manter em alerta constante |

Grupo de risco precisa se manter em alerta constante | Foto: Freepik

O aumento no número de casos de doenças respiratórias costuma ser comum no inverno, mas o que poucas pessoas sabem é que a estação mais fria também propicia o crescimento de registros de doenças cardiovasculares.

O Instituto Nacional de Cardiologia indica que há um aumento de 30% das condições, incluindo até 30% dos casos de infarto, especialmente em temperaturas abaixo de 14°C, e 20% de acidentes vasculares cerebrais (AVC).

A apresentadora Talita Lopes entrevistou o médico cardiologista José dos Reis no programa Estúdio CBN Fronteira desta sexta-feira (21), e ele explicou por que as temperaturas influenciam nas condições de saúde mencionadas acima.

“Um paciente que já é hipertenso ou que já tem fatores de risco, por exemplo, precisa fazer uma busca ativa para verificar se a pressão está alta, porque na maioria dos casos pode a condição pode ser assintomática, até mesmo diante de um infarto”, disse o especialista.

Confira a entrevista completa no vídeo abaixo:

CBN Presidente Prudente

 

Carregando