Quarta-feira, 18/06/2025, 12:42

Dia Mundial do Doador de Sangue é celebrado no mês de junho

Sangue é um recurso essencial que não pode ser fabricado, ele é fundamental para diversos tipos de tratamentos.

Por: Agência Brasil
O sangue é um recurso essencial que não pode ser fabricado |

O sangue é um recurso essencial que não pode ser fabricado | Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O dia 14 de junho é o Dia Mundial do Doador de Sangue. Em 2005, a data foi instituída pela Assembleia Mundial da Saúde como um dia especial para agradecer aos doadores e incentivar mais indivíduos a doar sangue livremente. Diante desse cenário, e como Autarquia vinculada ao Governo Federal que atua para gerar bem-estar e levar qualidade de vida aos brasileiros.

O Junho Vermelho é uma campanha mundial que enfatiza a importância da doação de sangue e reforça a conscientização das pessoas a respeito dessa prática para que se torne um ato permanente. O hábito da doação de sangue regular por parte da população é o que garante a manutenção dos estoques no Brasil. Você sabia que uma bolsa de sangue coletada pode salvar até 4 vidas? Isso mesmo, a doação de sangue uma atitude que pode socorrer pessoas em risco de morte.

O sangue é um recurso essencial que não pode ser fabricado, ele é fundamental para diversos tipos de tratamentos, como cirurgias, tratamentos de câncer, anemias graves, acidentes e hemorragias.

Uma única doação pode salvar até quatro vidas, já que o sangue doado é separado em diferentes componentes: Plaquetas, Hemácias, plasma e crio precipitado.

Para ser um doador de sangue, é necessário atender a alguns critérios básicos, ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis), pesar no mínimo 50 quilos, estar em boas condições de saúde e estar bem alimentado no dia da doação.

A médica hematologista, Paula Andréia Martins Carrilho, falou da importância da doação de sangue em uma entrevista exclusiva ao CBN Notícias 1ª Edição.

Médica hematologista, Paula Andréia Martins Carrilho | Foto: Internet

"O sangue, ele depende da doação, então para produzirmos o concentrado de hemácias, que é o glóbulo vermelho precisamos da doação de sangue, principalmente neste mês que é um mês de frio de férias então já diminui a frequência dos doadores e também é um mês que há um aumento da Pressão Arterial há um aumento da pressão e isso diminui o número de doadores. 
A doação de sangue pode salvar até quatro vidas, pela doação de sangue a bolsa é fracionada, ela é dividida  entre hemácias, plaquetas e plasmas, com uma doação você pode salvar quatro vidas", disse Carrilho.    
 

Veja a entrevista completa no vídeo abaixo:

 

CBN Presidente Prudente

 

Carregando