Terça-feira, 10/06/2025, 12:10

Feicorte 2025: desafios produtivos e demandas globais de qualidade da carne no século 21

Conceito de qualidade da carne é amplo, complexo e depende da finalidade do uso e dos critérios de avaliação.

Por: CBN Prudente
O primeiro desafio não estão nem no ponto de vista de qualidade mas, de produtividade |

O primeiro desafio não estão nem no ponto de vista de qualidade mas, de produtividade | Foto: Arquivo Pessoal/Cedida

A Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne (Feicorte) começa no dia 17 e segue até 21 de junho, no Recinto de Exposições Jacob Tosello, que fica localizado no quilômetro 563 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270), em Presidente Prudente (SP).

Dentre os participantes, o CBN Fronteira 1ª Edição conversou com o diretor de Mercados de Corte do Grupo Semex, Daniel Carvalho que explicou em detalhes sobre a produção de carne com qualidade.

O Painel da Feicorte discutirá os desafios produtivos e demandas globais para a produção de carne bovina de qualidade, abordando temas como genética bovina, sistemas de produção, sustentabilidade e inovação.

O conceito de qualidade da carne e de seus derivados envolve vários aspectos inter-relacionados e dependentes de todas as etapas da cadeia produtiva desde a seleção genética, o nascimento do animal, até o abate, preparo e consumo do produto final. Por esta razão, pode-se dizer que o conceito de qualidade da carne é amplo, complexo e ainda depende da finalidade de uso e ponto de vista de avaliação, ou seja, de consumidores, de produtores ou de processadores. 

Diretor de Mercados de Corte do Grupo Semex, Daniel Carvalho | Foto: Arquivo Pessoal/Cedida

"Nosso painel será no dia 18, no segundo dia da inauguração da Feicorte, recebemos com muito lisonjeio o convite para moderar para mediar um painel muito importante que trata da qualidade da carne das vias de produção, as oportunidades que temos para botar sobre a mesa e dentro desse  painel vamos ter três referências em termos de qualidade de carne aqui no Brasil, três referências de amigos eu poderia dizer, são pessoas que já conhecemos de longa data, João Paulo Telles, que é pecuarista, é produtor e trabalha com a integração da cadeia inclusive com Casa de Carnes em São Paulo Capital, temos também o Fábio que é o diretor presidente da Padrão Bifee, que é uma cooperativa de carne no Estado do Paraná e temos também, participando conosco o Marco Túlio um grande amigo de Rondonópolis do Estado de Mato Grosso que também é pecuarista, produtor. 
Estamos falando em qualidade mas, o primeiro desafio não estão nem no ponto de vista de qualidade mas,  de produtividade, existe ainda uma distancia enorme de produtividade brasileira, se você comparar o rebanho brasileiro com o rebanho norte-americano estadunidense, estamos falando de mais ou menos 234 milhões de cabeça de gado no Brasil segundo  os dados do IBGE", disse Carvalho. 
 

Veja a entrevista completa no vídeo abaixo:

 

CBN Presidente Prudente

 

Carregando