Os Blends são vinhos produzidos com mais de uma uva | Foto: Freepik
Cada região de cultivo e cada tipo de uvas, proporcionam uma infinita gama de possibilidades, tornando cada exemplar uma bebida singular e especial.
Classificada como vinho de corte, essa seleção elaborada é capaz de fazer com que o os apaixonados pelo mundo dos vinhos busquem refinar seus paladares e encontrar os melhores rótulos da bebida.
No quadro Papo de Vinho desta semana o especialista em vinhos José Eduardo D’Arce Pinheiro, vai explicar o que é o vinho Blend ou vinho de corte no CBN Notícias 1ª Edição.
"Os Blends são vinhos produzidos com mais de uma uva, os vinhos produzidos por uma uva são os varietais e os produzidos com mais de uma uva são os Blends ou os vinhos de Corte.
Trouxemos agora uma seleção de alguns vinhos que eu acho que por exemplo o Baron de Lestac da região de Bordeaux que é a região mais conhecida e tradicional dos Blend's ou dos vinhos de corte porque os vinhos de Bordéaus geralmente são feitos de Cabernet Franc,
Merlot Cabernet, Cabernet, Malbec, Petit Verdô, Cabernt Franc também é uma uva que se usa muito, então o porque do uso de várias uvas, primeiro que é uma região muito antiga da França a mais antiga da França que começou a produzir o Blend é a região de Provence
bem no sul a França tem algumas regiões bem características, de vinhos Blends uma ao sul da França e outra é a região de Bordeaux e por exemplo na região de Bordeaux existem microrregiões a Cabernet Sauvignon ela é uma uva já sabida que ela produz tardiamente ela não é uma uva precoce, então ela tem uma dificuldade de maturação
então o que acontece, dependendo do ano o enólogo vai fazer o equilíbrio nessa mistura, tem pessoas que acham que o vinho Blend é pior que o varietal, tem pessoas que acham o resto dos varietais que misturaram? - "Não, não é", disse José Eduardo D'Arce Pinheiro.