Sexta-feira, 29/11/2024, 18:46

Programa seleciona estudantes da rede estadual de SP para intercâmbio em 2025

Avaliação é online e será realizada nas escolas dos alunos com supervisão da equipe educacional.

Por: Agência SP
Selecionados em prova aplicada em agosto cumprem etapa de emissão de passaportes |

Selecionados em prova aplicada em agosto cumprem etapa de emissão de passaportes | Foto: Freepik

Estudantes matriculados na 1ª série do ensino médio da rede estadual de São Paulo têm mais uma chance de concorrer a vagas no programa Prontos pro Mundo. Na próxima semana, entre os dias 2 e 6 dezembro, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) aplica a prova que vai selecionar mais 500 alunos para intercâmbio em países de língua inglesa em 2025.

Conforme a Agência SP, podem fazer a prova estudantes que participaram de um curso intensivo de inglês oferecido pela Seduc-SP ao longo do ano após pré-seleção com base no desempenho na edição 2023 do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp).

Conteúdo e horários 

O exame é presencial e online e será realizado na mesma unidade onde o aluno estuda com supervisão da equipe escolar. A prova avalia quatro habilidades do conhecimento em língua inglesa – fala (speaking), leitura (reading), compreensão auditiva (listening) e escrita (writing). A nota mínima para classificação é sete.

O tempo máximo de duração da prova é de duas horas. Cada escola tem autonomia para decidir os dias e horários de aplicação dos exames entre o período definido pela Seduc-SP.

Intercâmbio 

Os primeiros 500 selecionados em prova aplicada em agosto já sabem os destinos e neste momento cumprem a etapa de emissão de passaportes.

O intercâmbio do Programa Prontos pro Mundo tem duração de três meses e 100% gratuito com todos os custos e organização providenciados pela Seduc-SP. Além da emissão de passaporte e visto, o Governo de São Paulo será responsável pelas despesas dos seguros-viagem nacional e internacional; passagens aéreas; traslados; hospedagem. Os alunos receberão também uma bolsa-auxílio para gastos pessoais antes e durante a estadia no exterior.

No primeiro semestre de 2025 são quatro destinos previstos: Austrália, Canadá, Grã-Bretanha e Nova Zelândia. Durante o período, os estudantes serão matriculados em escolas de ensino médio (high school) locais e ficarão hospedados em casas de famílias selecionadas.

CBN Presidente Prudente

 

Carregando