Piracema restringe pesca no Oeste Paulista | Foto: Arquivo/TV Fronteira
Começou nesta sexta-feira (1º) e segue até o dia 28 de fevereiro o período de reprodução dos peixes, a chamada Piracema. Nesta época, são estabelecidas restrições para a pesca no Rio Paraná, na região de Presidente Prudente (SP).
Estão proibidos, por exemplo, a captura, o transporte e o armazenamento de espécies nativas, bem como o uso de determinados equipamentos e a realização de competições de pesca. Em caso de descumprimento, uma multa no valor de R$ 700 é aplicada, além de apreensões de equipamento e embarcações.
O capitão da Polícia Militar Ambiental, Júlio César Cacciari de Moura, foi entrevistado pelos apresentadores Tiago Rodrigues e Talita Lopes no programa Estúdio CBN Fronteira, nesta sexta-feira, quando explicou sobre a importância da época e as proibições.
“A renovação dos estoques pesqueiros é de extrema importância e, manter esse período de resguardo, possibilitando que essas espécies renovem esses estoques, possibilitando a recriação das espécies nativas que nós temos aqui, é uma ferramenta fundamental no sistema de conservação de biodiversidade e proteção das espécies”, esclareceu o militar.