Presidente da Apoena, ambientalista Djalma Weffort | Foto: Cedida
Associação em Defesa do Rio Paraná, Afluentes e Mata Ciliar (Apoena), de Presidente Epitácio (SP), realizará nesta quinta-feira (31) o workshop “Restauração Ecológica em Reserva Legal de Mata Atlântica”.
A programação conta com a contemplação do pôr do sol, plantio de árvores e apresentação da Apoena sobre o projeto que viabilizou o plantio de mais de um milhão e 200 mil mudas de espécies arbóreas nativas nas margens do Rio Paraná, e que está proporcionando o retorno da fauna e prestando inúmeros serviços ambientais para a população.
O ambientalista e presidente da Apoena, Djalma Weffort, falou em detalhes como será o workshop no CBN Fronteira 1ª Edição.
"Nós temos 70 mil hectares de reserva legal que são aquelas reservas que estão só no papel, então, todo proprietário rural tem demarcado no mapa essa reserva, mas, se você vai lá, não encontra floresta. Diante desses dados achamos importante fazer um workshop que pudesse sensibilizar e incentivar os proprietários a restaurar esses locais, porque isso vai trazer muitos benefícios não só para o meio ambiente como proteção da água, retorno da fauna, melhoria climática, mas, também vai regularizar a propriedade dele, para que ele possa trabalhar tranquilo, poder exportar, poder fazer sua atividade sem problemas legais. A intenção é essa. O evento é gratuito e aberto a toda a população. Vamos estar distribuindo o Guia de Aves do Oeste Paulista e vamos pedir para os participantes contribuírem com algum valor para a aquisição desse guia, cujo recurso vai ser revertido para as atividades da Apoena", disse Djalma Welffort
Djalma afirmou ao Portal CBN Prudente que as expectativas para o evento são positivas.
"As expectativas são muito boas, porque estamos convidando os formadores de opinião, as lideranças, as ONGs [Organizações não Governamentais], os setores públicos e privados. Estamos convidando também os órgãos ambientais, vários segmentos da sociedade para que entendam o que é o projeto de restauração, e que ele possa ser replicado em outras escalas, principalmente, no Oeste Paulista onde nós temos reservas de papel. As nossas reservas estão praticamente destruídas, então, a restauração ecológica vai recuperar esses espaços, melhorando a qualidade de vida, o ambiente, protegendo a fauna, protegendo a flora e a água", explicou o ambientalista.
O workshop será apresentado por Djalma Weffort e pela ecóloga Adriana de Castro da Silva.
"O objetivo é justamente sensibilizar a população, as pessoas, sobre a importância da restauração. Por isso que o projeto prevê também oficinas com alunos, visitação pública, caminhada na trilha, enfim, trazer o mundo da natureza [para] próximo das pessoas", discorreu Weffort.