Companhias devem prestar assistência para minimizar transtornos | Foto: Divulgação/Governo de São Paulo
A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado de São Paulo (Procon-SP) orienta os consumidores que tiverem viagens programadas para o sul dos Estados Unidos nos próximos dias que fiquem alertas para possíveis transtornos com interrupções de voos devido ao furacão Milton.
De acordo com a Agência SP, antes de ir para o aeroporto, o consumidor deve entrar em contato com a companhia aérea para verificar a situação do voo – se está confirmado, adiado ou cancelado – considerando a possibilidade de danos em infraestrutura que interrompam o funcionamento de aeroportos, comprometam a mobilidade, entre outros fatores.
Nas situações em que a viagem tenha sido contratada de uma agência de viagens, a empresa também deve ser procurada pelo consumidor em caso de precisar de orientações.
O Procon-SP esclarece que, mesmo não sendo causadoras dos transtornos, é dever das companhias aéreas ou agências de viagem prestar toda a assistência para minimizar os transtornos aos consumidores.
As regras estabelecem em caso de atrasos ou cancelamentos de voos os seguintes direitos aos passageiros:
O consumidor deve buscar o responsável pela aviação civil dentro do aeroporto ou o balcão de embarque da companhia para verificar as soluções oferecidas.
Se não conseguir resolver diretamente com a empresa e considerar que seus direitos não foram atendidos pode procurar o órgão de defesa do consumidor de sua cidade ou estado.
O Procon-SP disponibiliza atendimento por meio de sua plataforma.