Com o clima seco, produtores de hortaliças enfrentam difícil situação | Foto: 0518.19.09/Agência Brasil
Com o clima seco, os produtores de hortaliças estão passando por uma difícil situação há 100 dias sem chuva. A estiagem tem atrasado o desenvolvimento dos legumes e verduras produzidos na região oeste do Estado de São Paulo.
Além da escassez de água, o calor também afeta diretamente o desenvolvimento das plantas.
Nesta época de estiagem, as pragas que atacam as hortaliças estão destruindo as plantas.
Elvano Nunes Dourado, supervisor do Grupo Técnico de Campo da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), falou sobre o assunto em entrevista ao CBN Fronteira 1ª Edição.
"Ser produtor rural na região de Presidente Prudente, no Oeste Paulista, é um desafio muito grande de uma maneira geral e neste ano, que está sendo atípico, porque essa época agora seria a época mais fácil em que os produtores de hortaliças se saíam melhores com a produção e está sendo muito difícil e aí está sendo necessário recorrer a algumas novas técnicas para poder amenizar um pouco esse sofrimento para tentar colocar um produto de excelência na mesa do consumidor.
Aumentou a irrigação, aumenta o consumo de água e isso acaba elevando o custo dessa produção. Não está sendo fácil para o produtor de uma maneira geral e não só os produtores de horticultura, mas todos os produtores de nossa região estão passando por muitas dificuldades.
Está sendo um novo desafio para todos eles porque de uma forma ou de outra eles buscam algum tipo de reserva e temos percebido aí os rios diminuindo os volumes de água, as áreas onde fazem a captação dessas águas, está difícil, os reservatórios que eles fazem também têm elevado os custos", disse Elvano Nunes Dourado.