Quinta-feira, 05/09/2024, 08:47

Cerca de doze milhões de brasileiros estão há mais de 100 dias sem chuva

Eles moram em 75 cidades, entre elas capitais como Palmas, Cuiabá, Brasília, Goiânia e Belo Horizonte.

Por: CBN Brasil
Fogo em região do interior de São Paulo |

Fogo em região do interior de São Paulo | Foto: Handout / Planet Labs PBC / AFP

Mais de 12 milhões de brasileiros que moram em 75 cidades estão sem chuva há mais de 100 dias. A longa estiagem afeta capitais como Palmas, Cuiabá, Brasília, Goiânia e Belo Horizonte. Duas cidades de Minas Gerais e uma de São Paulo estão há mais de 150 dias sem chuva.

Segundo o Portal de Notícias CBN Brasil, mais de mil cidades estão em alerta por causa dos baixos níveis de umidade e a situação de alguns municípios é comparável ao deserto do Saara. As regiões mais críticas são Brasília, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

O Brasil enfrenta a pior seca desde 1950 e 24 Estados e o Distrito Federal combatem focos de incêndio. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, são mais de nove mil focos nas últimas 30 horas, incluindo 500 em Minas Gerais e 12 em São Paulo.

Em Brasília, um incêndio que começou há mais de 40 horas já consumiu 40% da Floresta Nacional e atingiu duas das cinco nascentes que abastecem boa parte da capital do país.

A Polícia Federal abriu mais um inquérito para apurar a suspeita de ação criminosa, como destacou Fábio Miranda, do ICMBio.

Em Rio Branco, no Acre, as escolas suspenderam as aulas por causa da fumaça que encobre a cidade. No Tocantins, o Ibama montou uma força-tarefa para salvar peixes da seca na Ilha do Bananal. Em Rondônia, os incêndios consomem a vegetação de uma reserva há quase dois meses. O incêndio já devastou mais de 70 mil hectares de vegetação, três vezes o tamanho da área urbana de Salvador.

O Mato Grosso é o Estado com mais focos de incêndio no país, segundo o INPE. Na parte amazônica do Estado, o fogo destruiu casas de aldeias na Terra Indígena Capoto Jarina e segue sem controle no Parque Nacional do Xingu.

Durante audiência no Senado, a ministra do Meio Ambiente criticou a pressão de parlamentares e empresários para construir estradas e empreendimentos que contribuem para o aumento das queimadas. Marina Silva alertou que, se não houver maior esforço de todos, a Amazônia vai virar uma savana e o Pantanal está ameaçado de extinção.

Em meio à pior seca da história e ao cenário de incêndios por todo o país, o Brasil celebra hoje o Dia da Amazônia. A maior floresta tropical do planeta, que tem sete milhões de quilômetros quadrados e cinco milhões e meio de florestas, é um dos alvos dos incêndios criminosos.


 

CBN Presidente Prudente

 

Carregando