Quarta-feira, 04/09/2024, 19:26

Proprietário da rede Supermercados Estrela descreve trajetória empreendedora de quase 40 anos de sucesso

Atualmente, Marcelo Nicoluci possui 11 lojas na região de Presidente Prudente (SP). O empresário começou a empreender em Regente Feijó (SP), inspirado por seu pai.

Por: CBN Prudente
Marcelo Nicoluci possui 11 lojas dos Supermercados Estrela |

Marcelo Nicoluci possui 11 lojas dos Supermercados Estrela | Foto: Arquivo pessoal

O proprietário da rede Supermercados Estrela, Marcelo Nicoluci, que possui oito lojas em Presidente Prudente (SP), duas em Regente Feijó (SP) e uma em Álvares Machado (SP), começou a se envolver com o empreendedorismo ainda na adolescência. Seu talento para os negócios foi uma herança familiar.

“Meu pai sempre foi bastante empreendedor. Ele trabalhou como produtor rural, depois surgiu um acidente quando ele estava separando uma briga com touros e um cavalo. [...] Aí ele não conseguiu mais trabalhar [de forma] braçal na roça. Aí ele começou a comprar e vender gado. [...] Ele sempre foi sócio do meu tio [...] até que montamos o supermercado. Eu sempre fui junto com meu pai, então esse espírito de empreendedorismo veio do meu pai desde cedo”, contou Nicoluci. 

O empreendimento da família no setor de supermercados teve início em 1983, em Regente Feijó.

“Eu comecei bem cedinho, de 12 para 13 anos, em 1983, em Regente Feijó. Meu pai, junto com um primo meu, adquiriu a Casa Estrela, que era um armazém de secos e molhados. [...] Não tinha autosserviço, era atendimento de balcão. O pessoal trazia listinha de compra de casa e a gente separava para o cliente. A gente vendia óleo de soja em uma barrica com 200 litros, o pessoal trazia o litro de pinga de casa, tinha uma bombinha, a gente vendia o óleo de soja a granel. Quase tudo era a granel, farinha de mandioca, arroz e feijão”, lembrou Marcelo.

Em 1986, a família fechou a Casa Estrela e abriu a primeira loja da rede Supermercados Estrela, ainda em Regente Feijó.

“Uma loja pequena, com quatro caixas, mas uma loja mais moderna, o cliente já se autoatendia, não íamos buscar para ele”, contou o empresário.

Marcelo começou trabalhando no caixa, na primeira loja da rede Supermercados Estrela, em 1986 | Foto: Arquivo pessoal

Em 1990, Marcelo assumiu a liderança do negócio aos 19 anos, enquanto cursava Administração de Empresas.

“Quase quebramos algumas vezes, porque [devido a] essas mudanças de governo, plano de governo, juros altíssimos naquela época, nós tivemos um começo muito difícil”, revelou o Marcelo. 

Ele abriu a segunda loja em 2003, no bairro Jardim Bongiovani, em Presidente Prudente, 17 anos depois da primeira unidade.

“Eu sonhava à noite que a gente tinha algumas lojas em [Presidente] Prudente. Tive sonhos de verdade. Sonhava à noite que tinha duas lojas em [Presidente] Prudente, uma em cada canto da cidade. Isso foi um sonho de jovem meu. [...] Hoje eu tenho oito em [Presidente] Prudente”, contou Nicoluci.

Ainda segundo o empresário, inaugurar um supermercado em Presidente Prudente foi fundamental para alavancar sua visão empreendedora. 

“Foi uma virada de chave. [Em Presidente] Prudente tudo é muito mais rápido, informação mais rápida, concorrência mais acirrada. A loja equivalia o tamanho [da loja de Regente Feijó], mas na estrutura em Regente [Feijó], por exemplo, a gente era o comprador, a gente era o gerente da loja, era o financeiro, cuidava de tudo. E quando nós viemos para [Presidente] Prudente, nós já pegamos uma estrutura montada, organograma certinho, com gerente, sub-gerente, encarregados. Foi uma virada de chave mesmo e teve que ter uma adaptação rápida, mas foi muito assertiva essa loja", afirmou ele.

Marcelo Nicoluci à esquerda, seu pai no meio e seu irmão à direita comemorando 38 anos de Supermercados Estrela | Foto: Arquivo pessoal

Marcelo Nicoluci foi entrevistado pelos apresentadores Tiago Rodrigues e Talita Lopes no programa Estúdio CBN Fronteira, nesta quarta-feira (4), no quadro Empreendedorismo na Prática. Ele deu detalhes sobre sua história e orientações para quem carrega o sonho de empreender. 

“Tenha sonhos! Tem que ter sonhos, porque se não tiver sonhos, você não vai chegar a lugar nenhum. Se prepare para isso [para empreender], porque nada vem de graça também. Resiliência, força, foco e não desista na primeira derrapada que der no caminho”, orientou o empresário. 

Confira a entrevista completa no vídeo a seguir:

CBN Presidente Prudente

 

Carregando