Quarta-feira, 04/09/2024, 12:30

Governo e empresários se unem para criar plano emergencial contra queimadas

A expectativa é de que a cooperação seja estruturada nos próximos dias com a integração das empresas no Plano de Contingência montado na Operação SP Sem Fogo.

Por: CBN Prudente
O governo de São Paulo vai ampliar o enfrentamento às queimadas em parceria com a iniciativa privada |

O governo de São Paulo vai ampliar o enfrentamento às queimadas em parceria com a iniciativa privada | Foto: Arquivo/TV Fronteira

O governo do Estado de São Paulo vai ampliar o enfrentamento às queimadas em parceria com a iniciativa privada. Entidades de setores produtores de açúcar, energia elétrica, gás, água e concessionárias de rodovias cederam suas estruturas de monitoramento e combate ao fogo ao Estado. Natália Resende, secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, e Heguel Ricardo Pereira, secretário-chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil do Estado, explicarem em entrevista ao CBN Fronteira 1ª Edição como será realizada essa parceria. 

Natália Resende, secretária de Meio Ambiente, infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo | Foto: Arquivo/TV Fronteira

"Temos um plano aqui no Estado de São Paulo muito robusto, na questão de enfrentamento, muito com o foco na prevenção. A gente vem fazendo uma série de ações com esse foco, desde aceiros, desde conservação, limpezas ao longo de nossas rodovias, nas unidades de conservação. Só no Departamento de Estradas de Rodagem (DER), a gente fez mais de [R$] 65 milhões de investimento, nas unidades de conservação [R$] 8,9 milhões, para a gente se preparar, quando a gente viu o cenário, aqui no gabinete de crise",  disse Natália Resende.

Heguel Ricardo Pereira | Foto: Arquivo TV Fronteira

Já Heguel Ricardo Pereira declarou:

"Na semana passada, tivemos uma situação complicada, Adamantina [SP], Lucélia [SP], Salmourão [SP], o incêndio causou bastante danos aí e estamos com um incêndio em andamento aí na Mata do Furquim, a gente está combatendo, tem nosso pessoal, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, é um período complicado para a gente, pessoal, período de estiagem severo, mudança climática severa, tempo muito seco, ausência de chuva, calor pela frente, estamos com uma tensão muito especial. Nosso oeste aí é uma região prioritária, além de termos um carinho muito especial pela região, a gente sabe muito bem que é muito calor e essa é a estiagem mais severa dos últimos 26 anos que a gente vem passando, então, a gente precisou realmente integrar todas as nossas secretarias. Estivemos na região e o governador esteve junto no dia 23 de agosto na região de Lucélia, Adamantina, Salmourão".

Mais detalhes no CBN Fronteira 1ª Edição.

CBN Presidente Prudente

 

Carregando