- >
Segunda-feira, 03/11/2025, 19:42

Combate a incêndio subterrâneo já consumiu mais de 1 milhão de litros de água e ainda não tem data para acabar

Drone térmico foi usado para sobrevoar o terreno.

Por: Portal CBN Prudente
Fumaça continua no Parque Furquim |

Fumaça continua no Parque Furquim | Foto: Cedida

Mais de 1 milhão de litros de água já foram usados nos trabalhos de combate ao incêndio subterrâneo que há três semanas atinge uma área particular de depósito irregular de lixo no Parque Furquim, em Presidente Prudente (SP).

Ainda não existe previsão de encerramento das atividades no local.

O impacto direto da fumaça tóxica levou o Serviço Social da Indústria (Sesi) a suspender, por tempo indeterminado, todas as atividades presenciais no Centro de Atendimento ao Trabalhador (CAT) “Belmiro Jesus” e na escola da instituição, que ficam vizinhos ao terreno incendiado.

Representantes da Prefeitura, da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar Ambiental voltaram ao local do incêndio nesta segunda-feira (3) para avaliar novas estratégias de enfrentamento da situação.

O Corpo de Bombeiros reconheceu que o incêndio em profundidade que a área apresenta é sem precedentes e não se sabe, ao certo, qual a dimensão exata.

Um drone térmico foi usado para sobrevoar o terreno e revelou uma extensão muito ampla de calor subterrâneo.

A área privada de descarte irregular de resíduos serve como um grande forno. No subsolo, há bolsões de ar, que permitem a passagem do oxigênio, fazendo com que o material entre em combustão, mesmo com toda a água já despejada, ou seja, mais de 1 milhão de litros, além das três fortes chuvas das últimas semanas.

CBN Presidente Prudente

 

Carregando