- >
Médica pediatra Christiane Hashimoto Hirata fala sobre práticas de medicina integrativa | Foto: Júlia Guimarães/Portal CBN Prudente
O nascimento de um bebê prematuro representa um momento de grandes desafios tanto para a família quanto para a equipe médica. Prematuro é todo bebê que nasce antes das 37 semanas de gestação, podendo apresentar baixo peso, sistema imunológico imaturo e maior vulnerabilidade a infecções e complicações respiratórias e neurológicas.
O acompanhamento pediátrico regular é essencial para monitorar o crescimento, o desenvolvimento motor e cognitivo, além de orientar a família em relação à alimentação, vacinação e estímulos adequados.
Em entrevista ao Vitrine CBN Prudente, deste sábado (4), a médica pediatra Christiane Hashimoto Hirata fala sobre práticas de medicina integrativa que contribuem para um desenvolvimento saudável e pleno ao longo da vida.
“O mais importante é o acolhimento, é o médico saber ouvir. A audição, a escuta ativa é muito importante porque sem escutar a história do paciente, não temos como fazer um verdadeiro diagnóstico. Então, essa questão de você consultar só olhando o paciente, isso não existe. Isso não tem um peso. fazer um diagnóstico não é só fazer da doença que se apresenta, mas fazer um diagnóstico da pessoa, da família, do meio que ele se insere. Porque você terá as verdadeiras causas e vamos, realmente, auxiliar na cura verdadeira, que é a cura verdadeira, o equilíbrio dessa família, o equilíbrio dessa criança. E, você devolve a ela a verdadeira concepção de saúde, porque saúde é bem-estar, é muita coisa bem mais ampla”, explica a profissional.