Sexta-feira, 10/01/2025, 16:44

Nada justifica a devastação da natureza para o conserto de pontes, afirma morador sobre a retirada de árvores no Parque Higienópolis em Presidente Prudente

Prefeitura esclarece erradicação como uma medida para melhorar passagens utilizadas pela população.

Por: CBN Prudente
Retirada de árvores no Parque Higienópolis foi efetuada nesta sexta-feira (10) |

Retirada de árvores no Parque Higienópolis foi efetuada nesta sexta-feira (10) | Foto: Fernando Gesse

Os moradores do bairro Parque Higienópolis, em Presidente Prudente (SP), foram surpreendidos na manhã desta sexta-feira (10) com a erradicação de árvores antigas que ofereciam sombra em uma área ampla do bosque local. As árvores foram removidas pela Prefeitura para que a madeira seja utilizada na manutenção de pontes em zonas rurais do município.

Em entrevista ao programa Estúdio CBN Fronteira desta sexta-feira, o empresário Fernando Gesse, residente no bairro, relatou a situação.

“Nós nos deparamos com uma situação inimaginável. [Eu moro] no [Parque] Higienópolis há 13 anos, existem moradores que moram há mais de 25, 30 anos. Caminhões e tratores da Prefeitura entraram no bosque do Higienópolis e começaram a fazer uma verdadeira devassa lá dentro. Estavam derrubando todos os eucaliptos, que são árvores centenárias. [...] Pessoas que estavam ali representando a Prefeitura me disseram que essas árvores seriam retiradas de lá para um projeto do governo anterior e que seriam utilizadas, pelo perfil da árvore, pois são árvores bem grossas, para que pontes em torno de Presidente Prudente fossem refeitas ou tivessem suas devidas manutenções feitas”, descreveu o empresário. 

Prefeitura de Presidente Prudente (SP) derruba árvores para utilizar madeira no conserto de pontes | Foto: Fernando Gesse

“Eu entrei em contato com o ex-prefeito de Presidente Prudente, Ed Thomas [MDB], e perguntei a ele a respeito disso. Ele me disse o seguinte: 'Fernando, a priori, eu não conheço nada a respeito disso, mesmo porque, sabendo que você e outros moradores do Parque Higienópolis [vivem lá], eu nunca derrubaria ou faria tal coisa antes de, pelo menos, conversar com vocês’. [...] Passados uns 30 minutos, ele [Ed Thomas], me devolveu um documento da Semae [Secretaria do Meio Ambiente de Presidente Prudente] datado no dia 8 de janeiro”, destacou. 

Prefeitura de Presidente Prudente (SP) derruba árvores para utilizar madeira no conserto de pontes | Foto: Fernando Gesse

Para Gesse, o ato da Prefeitura é injustificável, uma vez que o mundo enfrenta uma crise ambiental. 

“Nada justifica você chegar em um lugar como aquele e devastar, tirar todas aquelas toras de lá para consertar pontes. [...] Nós estamos com um problema ambiental mundial muito sério. O aquecimento global só não é tido como verdade para quem não tem noção ou para quem vive em uma bolha fora da realidade. O ano de 2024 foi um dos anos mais quentes, com um grau e meio acima da média, temos um problema muito sério com queimadas, com seca, com problemas de chuva em localidades que não deveriam nem ter a precipitação que tem, e nós estamos hoje, ao invés de preservar o meio ambiente, nós estamos destruindo. É algo que não dá para entender”, afirmou ele. 

Prefeitura de Presidente Prudente (SP) derruba árvores para utilizar madeira no conserto de pontes | Foto: Fernando Gesse

Outro lado

A reportagem da CBN Prudente solicitou um posicionamento da Prefeitura de Presidente Prudente sobre o assunto. Por meio de nota, o Poder Executivo justificou a retirada das árvores da seguinte forma: 

“A Prefeitura informa que a retirada das árvores exóticas no Parque Higienópolis foi uma medida para melhorar pontes utilizadas pela população. Toda a ação da Secretaria de Meio Ambiente foi pautada em laudos técnicos e está dentro da legalidade. No mesmo local, haverá o plantio de árvores nativas. Além disso, a Prefeitura já tem em seu plano de trabalho o plantio de mais de 15 mil mudas por ano, dentro desta administração."

Prefeitura de Presidente Prudente (SP) derruba árvores para utilizar madeira no conserto de pontes | Foto: Fernando Gesse

Outras soluções

Na perspectiva do empresário Fernando Gesse, os moradores do local deveriam, no mínimo, terem sido consultados sobre a ação que prejudica o meio ambiente. 

“Em nenhum momento a comunidade foi consultada. [...] Eu tenho um entendimento que, a comunidade de moradores do Parque Higienópolis deveria ser, no mínimo, comunicada, e ser debatido o problema”, expressou.

Prefeitura de Presidente Prudente (SP) derruba árvores para utilizar madeira no conserto de pontes | Foto: Fernando Gesse

“Se nós estamos com o intuito de destruir o meio ambiente para recuperar pontes, sendo que nós temos outros tipos de soluções que fazem o serviço em caráter muito mais permanente do que colocar madeira, que daqui [alguns] anos dará o mesmo problema, eu acho que nós estamos dando ‘marcha à ré’ em tudo que estamos vendo sobre as questões ambientais”, concluiu Gesse. 

Empresário e morador do Parque Higienópolis, Fernando Gesse | Foto: Nathalia Salvato/Portal CBN Prudente

Confira a entrevista completa no vídeo abaixo:

CBN Presidente Prudente

 

Carregando