Segunda-feira, 04/11/2024, 13:40

Câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens

A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

Por: CBN Prudente
Quando há histórico de câncer de próstata na família precisa fazer os exames mais cedo a partir dos 50 anos |

Quando há histórico de câncer de próstata na família precisa fazer os exames mais cedo a partir dos 50 anos | Foto: Arquivo/Agência Brasil

O Câncer de próstata é o segundo mais comum entre homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma), em valores absolutos e considerando ambos os sexos é o segundo tipo mais comum.

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. 

Ela é um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. 

Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. 

Hoje o CBN Fronteira 1ª Edição conversou com o médico urologista, Raí Montanholi Bueno sobre o câncer de Próstata e as formas de prevenção da doença.

Médico Urologista Raí Montanholi Bueno | Foto: Cedida

"É uma doença com alta incidência e o rastreio e a prevenção é fundamental de extrema importância. 
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino ela pesa cerca de 20 gramas, se assemelha a uma castanha  fica localizada logo depois da bexiga e a função dela é produzir o líquido que compõe o esperma. 
O grande detalhe que essa doença do câncer de próstata ela não tem nenhum sintoma não apresenta sintoma, então o paciente não sente nada. 
Quando alguns sintomas e sinais começam a aparecer já pode ser tarde cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada quando aparece algum sintoma dificultando assim a cura da doença. 
Algum sintoma na fase avançada que a gente costuma encontrar, dificuldade do paciente urinar ele pode ter um jato mais fino, uma ardência para urinar, as vezes quando a doença está metastática como a gente fala ele pode ter dor óssea entre outros como sangue na urina e sangue no sêmen também. 
É importante a gente ressaltar ai de alguns fatores de risco que isso influência no rastreio na investigação do paciente que possa vir a ter um câncer, os principais fatores de risco que isso influência no rastreio do paciente que possa a vir ter um câncer, um dos principais fatores de risco como histórico familiar de câncer de próstata sendo o pai, o tio, o irmão teve pode ser até o avô, homens negros e também pacientes obesos tem uma chance maior de ter o câncer, então tem que começar 
a ter o rastreio do câncer de próstata mais cedo a partir dos 50 anos", disse Rai Montanholi Bueno.

Veja a entrevista completa no vídeo abaixo:

CBN Presidente Prudente

 

Carregando