Exposição a telas pode provocar prejuízos à saúde das crianças | Foto: Freepik
O Grupo de Trabalho de Saúde Digital da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) publicou uma nova versão do documento “#menos telas #mais saúde – atualização 2024”.
A atualização revisa as recomendações dos pediatras lançadas em 2016 e aborda sobre as legislações que protegem os direitos das crianças e adolescentes na internet, além dos riscos do ambiente virtual.
Foram reforçadas as orientações sobre o tempo de telas das crianças. Confira:
O pediatra Murilo Moretti foi entrevistado pelos apresentadores Tiago Rodrigues e Talita Lopes, no programa Estúdio CBN Fronteira, nesta segunda-feira (9), quando explicou sobre as novas orientações e os riscos da exposição de crianças às telas.
"O que a gente mais vê, principalmente nas crianças pequenas, é transtorno de fono. [...] E começa a criar uma dependência digital mesmo, aquela criança que só acalma, só vai ficar 'tranquilinha' quando estiver nos momentos de tela. Quando usado nos momentos de alimentação também está associado a distúrbio alimentar, aliás, distúrbios de fome e de alimentação sempre caminham um pouco juntos e, nas crianças pequenas, pode até atrapalhar no desenvolvimento visual e auditivo", disse o especialista.