O esforço de cidadãos anônimos permite que o Brasil fortaleça o seu sistema democrático elegendo os representantes da sociedade na política | Foto: TV Fronteira/Arquivo
A cada dois anos, o esforço de cidadãos anônimos permite que o Brasil fortaleça o seu sistema democrático elegendo os representantes da sociedade na política.
Neste ano, as eleições municipais serão realizadas no mês de outubro, com o primeiro turno no dia 6 e, nas cidades que têm segundo turno, no dia 27.
O mesário é o representante da Justiça Eleitoral na seção de votação. Cabe a ele receber e identificar os eleitores, seja pela verificação de documentos e pela coleta de assinaturas, seja pela verificação biométrica.
A expectativa do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo (TRE-SP) é de chamar até o dia 7 de agosto mais de 420 mil pessoas para a função.
O cadastro para ser mesário voluntário é permanente, mas, neste ano, as nomeações acontecem entre julho e agosto, com eventuais substituições até outubro.
O chefe do Cartório da 101ª Zona Eleitoral de Presidente Prudente (SP), Fabiano de Lima Segala, falou sobre a importância dos mesários na democracia no CBN Fronteira 1ª Edição.
"Cada cartório tem a sua administração independente, respondo pela Zona Eleitoral 101, e nós já convocamos todos os nossos 1.386 mesários e apoios logísticos, esse pessoal já foi todo convocado. A convocação hoje é feita por mensagens eletrônicas encaminhadas e que demandam confirmação e nós já estamos com todos os mesários confirmados, então, praticamente a operação de convocação toda realizada. Atualmente, a convocação vai por mensagem no celular ou por e-mail. Então, a gente tem o cadastro das pessoas que se inscreveram ou que já foram mesárias e manifestam o interesse em continuar sendo, então, hoje todo procedimento é bem mais prático. As pessoas que têm interesse em ser mesárias ainda podem se inscrever no site do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo (TRE-SP), onde tem uma aba de mesário voluntário, onde a pessoa pode se inscrever ou procurar o cartório eleitoral onde você está inscrito e manifestar o seu interesse de ser", disse Fabiano de Lima Segala.
Saiba mais: