- >
A revelação de talentos é um dos atrativos da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Neymar e Estêvão são apenas dois exemplos de atletas que disputaram o campeonato. Com o retorno da região de Presidente Prudente (SP) à lista de sedes, surge a possibilidade de um futuro craque desfilar seu futebol por aqui em janeiro.
O passado mostra que nomes conhecidos (antes de serem tão conhecidos) estiveram no Oeste Paulista. Entre os "famosos" estão goleiro e zagueiro atualmente titulares do Palmeiras, meia da seleção brasileira e atacante da milionária Liga Saudita.
Será a sétima vez que uma cidade da região sedia a disputa em um intervalo de 15 anos. Osvaldo Cruz recebeu em 2014, 18, 19 e 20. Prudente foi palco em 2013 e 15.

Relembre nomes conhecidos que disputaram a Copinha no Oeste Paulista:
No dia 11 de janeiro de 2020, na última Copinha pré-pandemia, o atacante da base do Santos atuou no Estádio Breno Ribeiro do Val, o Brenão, em Osvaldo Cruz. O jogo foi pela segunda fase – a primeira eliminatória. Marcos Leonardo não guarda boas recordações.
Ele vestiu a camisa 9 do Peixe, em um sábado chuvoso, e amargou eliminação nos pênaltis para a Ponte Preta, após empate de 1 a 1 no tempo normal. Aliás, o atacante desperdiçou a cobrança que classificou a Macaca.

Dois anos antes, quem encarou disputa de pênaltis no Brenão foram o goleiro Carlos Miguel e o zagueiro Bruno Fuchs. Ao contrário de Marcos Leonardo, eles se deram bem.
Hoje titulares do Verdão finalista da Libertadores e líder do Brasileiro, a dupla defendeu o Internacional na Copinha 2018. Seis dos oito jogos do Colorado, semifinalista naquela edição, foram disputados em Osvaldo Cruz.
Na segunda fase, a classificação sobre o XV de Jaú, após 1 a 1 no tempo normal, veio com pênalti convertido por Bruno Fuchs e duas defesas de Carlos Miguel. Assim como hoje, o goleiro chamava a atenção pela altura.
Fábio Matias era o técnico da dupla. Ele comandará a Portuguesa no próximo Paulistão.

O atleta da Seleção estreou na Copa São Paulo em Prudente. Em 2015, ele vestiu a camisa 8 do Audax-SP no Prudentão. Foram três partidas pela primeira fase e eliminação precoce: derrotas de 3 a 2 para o Grêmio Prudente e 2 a 0 para o Bahia e vitória de 1 a 0 sobre o Comercial-MS.

A edição de 2015 proporcionou o confronto de Bruno Guimarães com Diego Costa. O zagueiro defendeu o Grêmio Prudente. Inclusive, fez gol naquela campanha, a única em que o clube prudentino passou da primeira fase.
No mata, o time prudentino viajou até Barueri e perdeu de 5 a 1 para o Corinthians, campeão daquela edição. O lateral Guilherme Arana, hoje no Atlético-MG, fez um dos gols corintianos. O volante Maycon, o qual voltou a defender o Timão em 2023, também foi titular naquele duelo.
O tento de honra prudentino foi marcado por Diego Costa, que depois daquele campeonato se transferiu para a base do São Paulo. No Tricolor, o zagueiro se profissionalizou e atuou até 2024.
A venda para o Krasnodar ainda rende dinheiro ao Carcará. Há cerca de 20 dias, o presidente André Garcia disse à CBN Prudente que esse é o "recurso primordial" dos investimentos atuais, os quais envolvem construção do CT, reforma do Prudentão e montagem do elenco para a Série A2 do Paulista.

Aquele grupo da Copinha, sediado em Prudente, ainda teve o goleiro Jean em ação. Ele era o dono da meta do Bahia. O Tricolor baiano ficou na primeira colocação da chave, mas parou na fase seguinte, no Fluminense, em duelo disputado em Bauru (SP).
Jean foi contratado pelo São Paulo em 2018. A passagem foi encurtada por uma polêmica. Ele foi acusado de agredir a ex-esposa e chegou a ser preso nos Estados Unidos. O último clube defendido foi o Cerro Porteño, do Paraguai.

