Alimentos ricos em açúcar e gorduras não são indicados antes das atividades físicas | Foto: Arquivo/José Cruz/Agência Brasil
O maior risco de praticar exercícios físicos em ambientes com temperaturas muito elevadas é o surgimento de sintomas relacionados ao nosso sistema nervoso central associados ao aumento da temperatura corporal e ao desgaste físico, como tonturas, síncope (desmaio), confusão mental, náusea, vômito, convulsão ou coma.
Danilo Costa André, profissional de educação física, explicou quais os riscos e como evitá-los em entrevista ao CBN Fronteira 1ª Edição.
"O que a gente passa aos alunos é para evitarem o horário das 9h da manhã até as 16h, que é o horário de maior pico de calor e a umidade do ar mais baixa, se hidratar bastante antes da atividade física, durante e após a atividade física ou a cada 20 minutos. O isotônico é bom porque repõe rápido os sais minerais e as vitaminas, mas, assim, nada substitui a água porque não tem um custo e está bem disponível para todos. O isotônico não é para tomar o dia inteiro, ele é indicado para quem faz atividades já um pouco mais elevadas para repor rapidamente os sais minerais e as proteínas que perdem. A garapa, apesar de ser líquida, não é muito indicada para a hidratação, ela tem um grande teor de açúcar, então, os alimentos ricos em açúcar e gorduras não são indicados antes das atividades físicas", disse Danilo Costa André.