A frente de equipes de ponta e da Seleção Brasileira feminina, ela acumulou títulos, medalhas e, principalmente, formou gerações de atletas | Foto: Arquivo Pessoal
Maria Helena Cardoso, um dos maiores nomes da história do Basquete Brasileiro, ícone dentro e fora das quadras, ela construiu uma trajetória marcada por conquistas, pioneirismo e dedicação absoluta ao desenvolvimento do esporte no país.
Como técnica se tornou uma verdadeira lenda, sendo referência não só no Brasil, mas, também internacionalmente.
Maria Helena, iniciou sua vida no esporte como atleta, onde já demonstrava disciplina, talento e paixão pelo basquete.
Logo fez a transição para a carreira de treinadora, função na qual alcançou reconhecimento máximo.
A frente de equipes de ponta e da Seleção Brasileira feminina, ela acumulou títulos, medalhas e, principalmente, formou gerações de atletas que carregam até hoje sua influência, seus ensinamentos e sua filosofia de jogo.
Seu nome está diretamente ligado ao desenvolvimento do basquete feminino brasileiro, tanto na formação de atletas quanto na evolução tática e técnica das equipes que comandou.
Maria Helena participou de momentos históricos do esporte, levando o basquete brasileiro a patamares de excelência.
E hoje no Vitrine CBN Prudente, a apresentadora Alessandra do Valle entrevistou a ex-treinadora da Seleção Brasileira de Basquete Maria Helena Cardoso que falou de sua carreira no esporte.
"O basquete entrou em minha vida quando eu nasci, porque em minha casa eu tinha quatro irmãs que jogavam e eu brinco sempre que eu acho que a bola de basquete estava no berço no dia que eu nasci.
Me lembro desde pequena que eu ia para a quadra com elas quando iam treinar a equipe de Descalvado (SP), minha cidade natal e me levavam junto, elas que tomavam conta de mim e eu ia junto e ficava brincando com a bola de basquete ao redor da quadra.
Eu vivi minha vida toda vendo basquete, dedicado ao basquete, meus pais sempre me incentivaram, minhas irmãs que jogavam eu tinha minha irmã Cida como minha referência e ela foi convocada para a Seleção Brasileira de Basquete e eu tive esse sonho também e felizmente, muito trabalho, muito amor pelo basquete que me levou a atingir minhas metas e meus objetivos de vida", disse Cardoso.